Sobre
a escola

Tudo começou de um desejo de ter um educandário com princípios sólidos, arraigados nos valores cristãos e que fosse, ao mesmo tempo, grande, dinâmico, aberto para acompanhar a evolução e comprometido com a formação da infância e da juventude. Deixou de ser apenas um sonho, para tornar-se realidade. O Colégio Santa Teresinha surgiu com a dedicação de quatro religiosas pioneiras. No dia 15 de março de 1927, iniciou o primeiro ano letivo, com o número modesto de 50 alunos. Com o decorrer do tempo, muitas transformações e eventos marcaram a história desta Instituição de Ensino, que foi crescendo, evoluindo em termos de número, progresso e qualidade, possibilitando a oferta de turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Turno Inverso, Turno Estendido e, a partir de 2018, também o Maternal de 2 anos.

Hoje estão em pleno funcionamento várias atividades extraclasse, como Cultura Gaúcha, Ballet, Jazz, Karatê, Teatro, Dança Aérea, Doce Costura, Língua Estrangeira e Práticas Esportivas. Além disso, estão à disposição do ensino: Centro de Pesquisa e Tecnologia com cinco laboratórios - Informática, Matemática, Física, Química e Biologia; salas equipadas com sistema multimídia, sala de Linguagem, Salão de Atos, Centro Cultural e Esportivo, Parque e Capela. O Colégio Santa Teresinha é privilegiado, também, por ter uma área verde que possibilita a diversidade de atividades ao ar livre. Com a estrutura oferecida e com profissionais qualificados, a educação de excelência Notre Dame acontece e é reconhecida na região.

Estrutura

Através de uma educação sólida com valores cristãos, há mais de 90 anos o Colégio Santa Teresinha é referencial de educação no município de Taquara. Para qualificar o ensino, o Colégio conta com excelente estrutura física, além de ampla área verde, possibilitando atividades pedagógicas ricas e variadas.

O Centro de Pesquisa e Tecnologia conta com 5 amplos laboratórios modernamente equipados, utilizados para as aulas práticas de:

  • Física Oferecer, por meio da experimentação e da visualização dos fenômenos em estudo, investigações que ultrapassam os limites da sala de aula, proporcionando motivação e engajamento. Culmina no desenvolvimento, na capacidade da resolução de problemas e na compreensão dos fenômenos físicos e ambientais, a partir da formação de uma cultura científica que permite a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais, situando e dimensionando a interação do ser humano com o meio.
  • Química – Oportunizar, através do contato com materiais necessários para o fazer experimental pedagógico do Ensino Fundamental e Ensino Médio, equipamentos, acessórios, reagentes, vidrarias, entendimento e fundamentação teórica para a compreensão dos conteúdos desenvolvidos, através de experimentos. As atividades envolvem matemática aplicada.
  • Matemática – Visa oferecer um espaço de aprendizagem com experimentos que proporcionem a relação entre teoria e prática, na construção e compreensão dos conhecimentos, além de facilitar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos e aplicá-los à prática das atividades cotidianas.
  • Biologia – Propiciar o estímulo à pesquisa desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com metodologia da aprendizagem investigativa do estudo da Biologia prática, contextualizando com teoria e avaliações disponibilizadas aos estudantes.
  • Informática - Tem por objetivo apoiar as atividades pedagógicas através da utilização dos equipamentos como ferramenta para uma aprendizagem significativa através da pesquisa e do contato com diversificadas possibilidades.

 

A estrutura física também conta com:

Centro Cultural e Esportivo do Colégio Santa Teresinha - Dispõe de estrutura física para a realização de diversas atividades: práticas da Educação Física, atividades extraclasse e realização de eventos da comunidade em geral. O local sedia jogos e eventos culturais da comunidade.

Biblioteca - Tem por objetivo constituir-se em centro de consulta, leitura e estudo para os alunos, os professores e a comunidade escolar. Tem por finalidade oferecer oportunidade para desenvolver hábitos de leitura e pesquisa para ampliar os conhecimentos. Conta com um acervo de mais de 10 mil livros e com atendimento em horário integral.

Sala de Artes - Conta com ambiente acolhedor e que responde às necessidades da disciplina no desenvolvimento de habilidades artísticas. Também é utilizada em atividades extraclasse.

Sala de Dança - É utilizada nas atividades cotidianas e de extraclasse. É um espaço que possibilita a diversificação de atividades de expressão corporal.

Salão de Atos - Comporta duzentas pessoas e é palco de atividades de aprendizagem, recreação e eventos da comunidade em geral.

Cozinha – Tem a finalidade de ser utilizada para atividades que preveem a utilização de alimentos. Além de atividades pedagógicas, o espaço é disponibilizado a Oficinas de Culinária, a atividades extraclasse e à comunidade em geral, em dias de eventos.

Cultura de paz é responsabilidade de todos

O conceito Cultura de Paz significa um compromisso de recusa às atitudes violentas. Pode ser encarado como o princípio de assumir a solidariedade como norteador dos nossos processos de comunicação e relacionamento. Em tempos tristes, nos quais a violência invadiu escolas pelo País, nunca foi tão necessário abordar essa temática. É preciso promover o diálogo e a acolhida, em uma construção que não esconda as diferenças, mas promova uma escuta ativa e uma educação para a fraternidade. 

Na Rede Notre Dame, a Cultura de Paz é vista como uma responsabilidade de todos e está presente até mesmo em pequenos gestos, que entendemos serem fundamentais no desenvolvimento de relações de respeito. Na educação, temos um espaço privilegiado para estímulo a ações que vão ao encontro deste objetivo. Entretanto, essas iniciativas precisam de apoio e envolvimento de todos os agentes sociais, por se tratar de comportamentos que afetam toda a sociedade. A reportagem Enfoque provoca algumas reflexões nesta edição, com análises de especialistas no tema.

A Revista Enfoque traz ainda uma reportagem com registro de alguns momentos marcantes deste ano tão especial para as Irmãs de Notre Dame, que marca o centenário da presença ND no Brasil. Por falar em centenário, a Página do Aluno antecipa sobre como será um importante evento da nossa programação comemorativa o VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, o tão aguardado Encontrão.

Além do Encontrão a ser realizado no mês de setembro, no mês de julho, os jovens marcaram presença em um novo espaço de acolhida e formação, a Casa das Juventudes Notre Dame (CAJUND), que é apresentado em uma reportagem especial. Esta edição também revela novidades sobre o Relatório Unesco, em Atualidades Educacionais, entre muitos outros assuntos que preparamos para você. Desejamos uma ótima leitura!

 

Irmã Shirle Maria

Superiora Provincial

Contato

7h30min às 17h30min

WhatsApp